SEO - Search Engine Optimization

O que é?

Digite o nome de um produto em um site de busca na internet, quantos resultados aparecerão? SEO, Search Engine Optimization, trata-se da otimização de uma página (ou de um site inteiro) com objetivo de melhorar seu posicionamento nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca. Segundo o site MARKETING DE BUSCA, o SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.

Os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são guardados a sete chaves pelos sites de busca. Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas que se resumem em construir conteúdo relevante e melhorar a qualidade estrutural do site. Além disso, o SEO também depende das palavras-chave, que são os termos utilizados pelos usuários em suas buscas. Dependendo de quais palavras são utilizadas, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes.

Focalizar a qualidade do tráfego gera melhor visibilidade nos buscadores, trazendo como resultado o aumento no volume de negócios, permitindo que uma equipe de vendas feche negócios mais rentáveis. É fato, a otimização para sistemas de busca pode ser muito eficiente quando usada como parte do planejamento de Marketing.

Uma pesquisa apontou recentemente que 85% dos acessos a websites são gerados por ferramentas de busca e 90% das pessoas não passam das três primeiras páginas de pesquisa. Portanto, se uma empresa não está nas páginas iniciais das ferramentas de pesquisa no Google, Yahoo, Bing, entre outros, está perdendo mercado para seus concorrentes. Não se deve confundir o SEO com as seções de links patrocinados oferecidos pelos sites de busca, pois no segundo uma empresa pode pagar para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro lugar, nesta seção, se estiver disposta a investir o valor necessário.

Fale Conosco

Últimos tweets

Siga-nos no Twitter